QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL NOS PROCESSOS FORMATIVOS E EDUCATIVOS DOS JOVENS?
A educação não formal começa em casa assim que vamos
crescendo e é indispensável para a educação formal concretizada nas escolas.
Ambas precisam de estar equilibradas, sendo as duas importantes para as regras
de convivência e perceção da evolução da história humana.
Na educação formal o aluno é um recetor e todos são
considerados iguais, não havendo qualquer distinção ou personalização. A
educação não formal é o que está «fora da obrigação», é procurar o que te faz
bem e feliz. A ausência da educação não formal causa e desenvolve problemas
como a exclusão social, a marginalização e o desrespeito.
Os valores da educação não formal considerados mais
importantes são os amigos, a família, o respeito pelos outros, a solidariedade,
o trabalho de grupo, a autoestima, a pontualidade e o fomento do debate.
A educação formal pode condicionar a educação não formal em
aspetos como a religião e este tipo de educação mata a pro-atividade.
A educação não formal está presente nas experiências e
vivências em comunidade e adapta-se mais facilmente às necessidades e problemas
da comunidade, pois a educação formal devido ao seu rigor, demora muito tempo a
reagir.
A educação formal implica criar uma sociedade com carácter
crítico e com conhecimentos académicos e tem havido mais educação formal do que
não formal; e quando uma falha ambas caem. A educação não formal é
imprescindível para além da educação formal nas áreas como a saúde e
administração.
As escolas portuguesas têm projetos de educação não formal
para combater o abandono escolar e aceitação da diversidade cultural. A
educação não formal prepara para a realidade, e um dos aspetos a ser mais
desenvolvido na educação não formal por este grupo de trabalho foi a preparação
para a habilidade de falar em público.
EM QUE MEDIDA O MODELO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PODE COMPLEMENTAR E CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO FORMAL?
A educação não formal é muito importante para o
desenvolvimento de competências como a liderança, o planeamento, a organização,
a cooperação, entre outros.
Para uma melhor interligação destes dois tipos de educação,
foi concluído por todos os grupos que podem ser desenvolvidas ações como:
- Criação de espaços de debate e de aprendizagens de relacionamento
interpessoal;
- Momentos interculturais;
- Projetos de cooperação entre escolas;
- Projetos relacionados com a educação ambiental;
- Demonstrações/Exemplificação de comportamentos corretos;
- Desenvolver trabalhos com crianças/jovens de bairros
marginais;
- Projetos de Erasmus e Intercâmbio de escolas;
- Projetos relacionados com a educação para a cidadania;
- Cooperação entre Universidades e Empresas para
conhecimento da realidade;
- Conferências acerca de educação formal e não formal;
- Projetos de educação para uso adequado da tecnologia;
- Atividades de Desporto.
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