Entidade Promotora:
Junta de Freguesia da Guarda
A Freguesia da Guarda "nasceu" no ano de 2013. O seu aparecimento foi aprovado em sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Guarda no ao 2012 e depois votado em sessão da Assembleia da República no ano subsequente.
Há vários anos que o país escutava, debatia e debaterá a necessidade de uma nova organização político - administrativa na organização macro do Estado e também na esfera do poder local.
A nossa instituição é totalmente pública em que para além de todos os serviços administrativos inerentes (tais como: apresentações quinzenais; atestados; licenciamentos de canídeos e gatídeos; outras licenças; recenseamentos; espaço cidadão...) apresenta, também, uma vertente social, para a qual possui a loja social "Mão Amiga", um espaço que ajuda as famílias mais carenciadas da nossa Freguesia.
Somos detentores, também, de uma parceria com o Programa ASU que prevê a participação do titular da prestação e do respetivo agregado familiar em atividades socialmente úteis, como forma de promover a sua integração social e comunitária.
Esta atividade socialmente útil pretende efetivar uma ocupação temporária com vista à satisfação de necessidades sociais e comunitárias, bem como consubstanciar uma lógica de qualificação formativa e de experiência funcional do beneficiário, com inerentes mais-valias no seu desenvolvimento pessoal, formativo e social, e consequentemente um importante contributo cívico a favor da comunidade onde se inserem.
Tentamos auscultar e desenvolver atividades com todas as gerações e há uma preocupação constante com a área da educação e juventude, na qual a nossa instituição tenta contribuir para a igualdade de oportunidade de todas as crianças e jovens.
A nível da inclusão social e cultural criámos ateliers para a população mais idosa, nos quais poderão desenvolver diversos tipos de trabalhos como a pintura, costura, expressão físico-motora e viagens turísticas.
Além disso, promovemos Fóruns e Congressos, de modo a debaterem-se ideias para melhoramentos futuros na área social e política e para se estabeleceram novas parcerias. Os dois últimos foram denominados de: " Congresso Distrital da ANAFRE" e Fórum Social das Freguesias.
Representante Legal:
João José Pina Prata
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Organizações Parceiras:
Ayuntamiento de Sardón de Duero
Pequeno Município na província de Valladolid, em Leão e Castela, localizado a 28 km da capital, esta área tem perto de 700 habitantes. Possuem uma escola municipal, um escritório médico, ginásio, piscinas, campo de ténis, fitness center, centro de dia para idoso, pequeno auditório, biblioteca e um espaço de juventude. São privilegiados por uma bela paisagem e ambiente natural, na porta do Douro. Um local de interesse cultural é a Abadia Retuerta, onde se destaca o caminho do Douro e o ambiente de Pinar. A principal atividade económica está ligada à agricultura - indústria alimentar, turismo, restauração, sendo estes que geram emprego em Valladolid, do qual fazem parte e possuem 51 serviços de informação juvenil. Têm, ainda, dois técnicos especializados: um de animação sócio-cultural e outro de atividades desportivas.
Desde 2003 têm um programa em parceria com a cidade francesa de Les Lèches do Perigord.
Participaram em seminários e ações de formação relativas aos programas europeus de cidadania e Juventude em Acção.
Comemoraram com atividades próprias e em colaboração com o Gabinete da Comissão Europeia em Madrid o Dia Europa e da Semana Europeia da Juventude.
Participaram em 2009 no "Seminário Transnacional para la generación de Sistemas de Información Juvenil", do programa Juventude em Ação, desenvolvido durante os dias 8,9,10 e 11 de Junho, na cidade de Valladolid Iscar, organizado pela Provínvia de Valladolid.
Representante Legal:
Mario Arranz
ADEFIS JUVENTUD INTERNACIONAL
ADEFIS Juventud Internacional é uma organização sem fins lucrativos, a fim de promover a igualdade e integração entre jovens, desenvolvendo projetos e programas destinados a prevenir a discriminação por qualquer motivo: nascimento, raça, sexo, religião ou estatuto pessoal e social, tal como indicado na Constituição espanhola; bem como implementação de projectos e programas para a defesa do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, cultural e promoção do voluntariado. Além disso, promovem o desenvolvimento da cooperação e co-desenvolvimento em países com baixa renda per capita e da pobreza extrema.
São especializados no desenvolvimento pessoal e profissional através de métodos sócio-educativas baseadas na educação não-formal, tanto a nível europeu e regional.
Em colaboração com o Conselho da Juventude da Cidade de Las Rozasaimed lecionam cursos que permite a empregabilidade dos jovens, nomeadamente: "Garçom para Banquetes e Eventos", "Educação Infantil", "Dependente de Comércio", "Atendimento ao Cliente e Telemarketing",etc.
Oferecem cursos em sala de aula da associação, tais como: "Lições inglesas", "unhas de gel", "Habilidades sociais", "Ativo procura de emprego", "conhecimentos básicos de informática",etc.
Nas suas instalações têm workshops sobre "Busca Ativa para o Emprego" e realizam a intermediação de trabalho.
No seu centro, localizado em Las Rozas, dão cursos: "Ativo procura de emprego" para jovens desempregados que incluem conselhos para a preparação de auto-emprego e retomar escrito, etc.
Executam, ainda, as seguintes funções:
1. Cursos de orientação profissional para o emprego e auto-emprego;
2. Cursos individuais: definição dos objetivos, formação de planeamento de itinerário e de emprego (identificação dos recursos laborais; assistência para projetos comerciais; canais de busca de emprego; treinamento das habilidades sociais de comunicação e orientação de pesquisa ativa de emprego);
Dão formação nas seguintes áreas:
- Active Employment-Search
- Informação e Motivação para o Emprego;
- Questão Pessoal- desenvolvimento para a ocupação;
- Criação de sinergias, comunicativas entre empregadores e empregados em perspectiva.
Participaram, também, em projetos financiados por "Youth in action", designadamente:
- 1.1 Youth exchange ES-11-E145-2013-R2 - "Jóvenes Europeos unidos en igualdad y amistad";
- 5.1 E36-2013-R2 "Somos Jóvenes, Somos Europa";
- 3.1 ES-3.1-E49-2013-R1 "No lo sé, No me importa";
- 1.3 ES-1.3-E72-2013-R3 "Joven, Tienes Derechos! Participa con Europa"!
Representante Legal:
Camila Vásquez
FUNDACIÓN TRES CULTURAS DEL MEDITERÁNEO
Fundación Tres Culturas del Mediterráneo foi criada em 1998 como uma iniciativa do Governo Regional da Andaluzia e do Reino de Marrocos. Depois, foi o Centro Peres para a Paz e a Autoridade da Palestina que se juntou ao conselho de curadores, espalhando a área de atuação da fundação. Desde então, princípios como a paz, o diálogo e a tolerância têm sido pilares fundamentais desta instituição que visa reunir os povos e as culturas do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Em algum momento de confronto e exacerbação de diferenças que levam a conflitos, exclusão e alienação, a instituição está empenhada em promover a coexistência de culturas e religiões através do conhecimento mútuo e o intercâmbio de ideias e experiências com vista a reunir os povos de ambos os lados da bacia mediterrânica.
A Fundação envolve-se num conjunto de iniciativas culturais, incluindo concertos, exposições, seminários e outras atividades com o objetivo global de quebrar os estereótipos e promover o respeito entre os diferentes povos e religiões.
Dentro deste quadro estratégico global, a Fundação assenta em três objetivos específicos:
- Aprimorar a cooperação entre as diferentes regiões do Mediterrâneo;
- Promover o conhecimento das sociedades do Oriente Médio e produção cultural e estabelecer um diálogo permanente com setores civis, políticos, artísticos e outros na região.
As atividades realizadas assentam em três pilares básicos:
1- Cooperação forte e constante com Marrocos, devido à história comum de ambos os países, a sua proximidade e geograficamente falando o acordo inicial sobre a qual a Fundação foi criada pelos dois governos;
2- O Oriente Médio e o conflito entre Israel e Palestina;
3- A união Europeia e países baixos da bacia do Mediterrâneo.
Fundación Tres Culturas del Mediterráneo trabalha geralmente com os jovens através de diferentes ações e assuntos. Concentrando-se nas artes visuais, vale a pena mencionar uma longa experiência de mais de 15 anos através da promoção de artistas jovens em exposições individuais e residências. Esta foi fortemente reforçada por iniciativas europeias no âmbito do programa POCTEFEX com o projeto CREAMOS (programa de Creatividad Artística entre Andalucía y Marruecos con Objectivos Sociales) 2011-20015. Esta iniciativa, com mais de dois anos de duração foi um exemplo de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Marrocos.
Nesta ação mais de 20 jovens artistas de ambos os países se hospedaram em residências, seguindo-se várias exposições em conjunto com ações da paisagem e mais de 100 encontros com profissionais de diferentes sectores relacionados com a arte: curadores, colecionadores privados, responsáveis de leilões, artistas, etc.
Fundación Tres Culturas del Mediterráneo trabalha geralmente com os jovens através de diferentes ações e assuntos. Concentrando-se nas artes visuais, vale a pena mencionar uma longa experiência de mais de 15 anos através da promoção de artistas jovens em exposições individuais e residências. Esta foi fortemente reforçada por iniciativas europeias no âmbito do programa POCTEFEX com o projeto CREAMOS (programa de Creatividad Artística entre Andalucía y Marruecos con Objectivos Sociales) 2011-20015. Esta iniciativa, com mais de dois anos de duração foi um exemplo de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Marrocos.
Nesta ação mais de 20 jovens artistas de ambos os países se hospedaram em residências, seguindo-se várias exposições em conjunto com ações da paisagem e mais de 100 encontros com profissionais de diferentes sectores relacionados com a arte: curadores, colecionadores privados, responsáveis de leilões, artistas, etc.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol através da sua Agência de cooperação Internacional e Desenvolvimento participou num encontro internacional de jovens estudantes de arte denominado de PLEIN AIR. Esta iniciativa teve lugar em Marrocos, Portugal, França e Espanha 2008-2011. Contou com a participação de 50 alunos de diferentes países, juntamente com professores e profissionais de diferentes faculdades.
Todas as atividades da fundação estão direcionadas especialmente para a arte como uma forma de compreensão e aprendizagem de uma cultura e de religião diferente. Isso é reforçado em todas as exposições realizadas normalmente na sede e através das visitas guiadas ao pavilhão.
Representante Legal:
José Manuel Cervera
Mille Cunti
A Associação Mille Cunti nasceu em Cidade Real, em Dezembro de 2014.
Os membros fundadores são jovens que tinham estado envolvidos ou ainda estão envolvidos em programas europeus de mobilidades, como Juventude em Ação, Erasmus e Erasmus+.
Eles são apaixonados por línguas, fotografia, desenho e voluntariado. A associação foi criada com o objetivo de transformar essas paixões numa oportunidade para fomentar a participação e emancipação da juventude e para aumentar o conhecimento sobre a Europa e as suas oportunidades.
Por esta razão, trabalham na área da província, na realização de projetos da juventude, no campo cultural e na difusão do Espírito Europeu, em colaboração com outras organizações nacionais e internacionais sem fins lucrativos e órgãos públicos.
Associação Mille Cunti está planear trabalhar este ano no campo, nomeadamente: a nível da infância, da participação dos jovens da interculturalidade, da arte (especialmente na fotografia e na pintura), cultura, tecnologia e cidadania europeia.
Para fazer isso, vamos realizar:
- Actividades de animação clínica em hospitais pediátrico na Cidade Real e na sua província. Os métodos utilizados vão ser jogos, conto de histórias e oficinas de artesanato;
- Exposições de fotos para dar visibilidade ao jovem artista e para angariação de fundos para as atividades da associação;
- Noites culturais internacionais;
Gostariam de apresentar, em Outubro o projeto de SVE para realizarem atividades com voluntários europeus nos hospitais, museus e escolas.
Representante Legal:
Miriana Squillaci
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
OUTRAS PARCERIAS:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário