" Inclusão Social dos Jovens através do emprego."
Dr. Américo Paulino, diretor do IEFP quem tem como missão o combate ao desemprego, falou da Inclusão Social dos jovens através do Emprego e apresentou o problema dos NEET (Not in Employment, Education or Training - jovens que não estão nem a trabalhar, nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação). Referiu que, apesar do compromisso europeu de dar oportunidade de emprego/ formação a jovens até 4 meses após ficarem nessa situação há ainda mais de 80 mil jovens não identificados e sobre eles é que deve incidir agora a preocupação.
Mostrou algumas medidas de que o IEFP dispões para colmatar esta situação no âmbito da Garantia jovem: vida ativa Jovem, Estágios-Emprego jovem ativo, Invest jovem e Eures.
Dr. Hugo Carvalho sublinhou a ideia do Dr. Américo Paulino referindo que os cerca de 80 mil jovens não identificados estão em risco de exclusão social. A geração atual foi mais privilegiada ao nível da educação, formação e informação, no entanto é a que encontra mais dificuldades e se sente mais frustrada.
O associativismo dá uma competência aos jovens de colocar em prática competências e experiências que o ensino em si próprio não tem essa capacidade. O associativismo permite também saber ouvir outras opiniões.
O ASSOCIATIVISMO LOCAL É IMPORTANTE PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL DOS JOVENS.
CONCLUIU QUE AS POLÍTICAS ATIVAS DE COMBATE AO DESEMPREGO JOVEM NÃO PODEM APENAS FOCAR O EMPREGO. DEVEM ESTAR VOLTADAS PARA O MERCADO E PARA O EMPREENDEDORISMO.
Sem comentários:
Enviar um comentário