Geração 2020

Geração 2020 - O Futuro da Europa aos olhos dos jovens.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Painel I


" Crescimento e Emprego. Recuperar a esperança...na Europa?"


 Dr. Constantino Mendes Reis, Presidente do IPG, abordou temas como a globalização e a crise. Indicou causas que condicionam o crescimento económico como a falta de poupança, a falta de emprego, o desenvolvimento tecnológico, a educação e formação. Sublinhou que, para mudarmos o rumo do pessimismo teremos que acreditar nas pessoas e na sua formação, para aumentarmos a capacidade produtiva do país.





Como recuperar então a confiança na Europa?


Sem querer dar receitas únicas e milagrosas e porque as soluções têm também de ser diferenciadas nas diferentes realidades de cada país, apontou que a política deve assentar em três pilares diferentes: Primeiro, lançar o investimento, depois prosseguir com as reformas estruturais e por fim as políticas de finanças públicas têm de ser responsáveis.
Apresentou uma previsão da Comissão Europeia sobre o desenvolvimento económico e social deixando assim uma mensagem positiva e de esperança.
Decorreu o debate sobre o emprego e a legislação laboral. Sublinhou-se o facto de a valorização social também passar pelo aumento da responsabilidade social das empresas.
Houve um debate participado sobre a flexibilização do trabalho.
Dr. José Cardoso, Diretor Regional do Centro do IPDJ, começou por referir a rotulagem das gerações jovens: "geração rasca", depois a geração seguinte foi designada por "geração à rasca" e atualmente deparamo-nos com a "geração 2020" que representa a Europa humanista, das instituições e da mobilidade. Referiu a importância de valorizar o território do interior e de baixa densidade populacional.
Os projetos Erasmus e Erasmus+ têm conseguido uma mobilidade entre jovens na Europa, o que facilita o encontro e diminui o fosso existente entre vários países: pois, esta Europa anda a várias velocidades !
Apresentou os vários apoios/projetos europeus interessantes:
Impulso jovem, rede de perceção e gestão de negócios e o parlamento dos jovens.  



Sem comentários:

Enviar um comentário